Com a época natalícia a chegar, deixamos algumas dicas para um Natal mais Saudável!


1. Procure confecionar em casa a maioria dos pratos e doces desta Época Festiva. E dê especial atenção aos seguintes aspetos:

- Diminua a quantidade de açúcar e gordura adicionada nos doces;

- Utilize leite magro, em vez de leite meio gordo;

- Utilize cereais integrais, por exemplo, privilegie o uso de pão escuro (integral ou mistura ou centeio) e farinhas integrais.

- Considere fazer alguns doces no forno, em vez de optar pelos fritos, por exemplo Rabanadas no forno.


2. Polvilhe os doces com canela em detrimento do açúcar. A canela é um alimento termogénico, ou seja, acelera o gasto calórico do seu organismo. Por isso utilize-a para polvilhar as suas sobremesas.


3. Inicie as suas refeições principais (almoço e jantar) com um bom prato de sopa para assim controlar de uma melhor forma o seu apetite;


4. Emprate o seu prato apenas uma vez, privilegiando uma maior porção de legumes;


5. Modere a quantidade de azeite que utiliza, apesar de ser uma gordura saudável, deve ser consumido com moderação.


6. Use e abuse das ervas aromáticas e especiarias na confeção dos seus pratos, assim diminui a quantidade de sal a adicionar.


7. Coma as sobremesas imediatamente após a refeição principal (almoço e jantar). Sirva as mesmas num prato pequeno, assim ainda estará satisfeito e não vai colocar no prato doces a mais.


8. Privilegie a fruta como uma das escolhas da sobremesa. Assim como privilegie o seu consumo nas refeições intermédias em detrimento dos doces da época.


9. Não abuse das bebidas alcoólicas! Lembre-se são muito calóricas. 1g de álcool apresenta 7Kcal (calorias).


10. Mantenha-se constantemente hidratado! Ingira infusões ou chá sem adição de açúcar entre as refeições principais (almoço e jantar). Assim será capaz de resistir com mais facilidade aos exageros.


11.Confecione as quantidades estritamente necessárias tanto para a ceia de Natal como para o almoço do dia 25 de Dezembro. Assim evita excessos e desperdícios!


12. Aumente a atividade física durante esta época festiva, fazendo mais caminhadas ou indo com mais frequência ao ginásio.





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